As paneleiras de goiabeiras são o tema da sessão do Cineclube Afoxé



No mês de setembro o Cineclube Afoxé faz a sua sessão na rua. Será no bairro Goiabeiras, no sábado, dia 01, às 18 horas, em parceria com a Mangueoteca. A sessão será uma homenagem a identidade capixaba tão bem representada pelas paneleiras de goiabeiras, ofício de mulheres que preservam a cultura dessa terra. Serão exibidos dois curtas ambientados no bairro.
“Beatitude”, de Dell Freire, faz uma releitura do mito de Anastácia, a mulher escravizada divinizada pela cultura afro-brasileira. A jovem Anastácia, uma das mulheres responsáveis pela confecção de panelas de barro em Goaibeiras, é vista pelo orixá Ajalá. Apaixonam-se. O amor dos dois vai causar a alegria em uns deuses e a ira em outros. Esse amor perfeito irá resultar numa comunhão divina entre homens e deuses, mostrando que todo homem e toda mulher é uma divindade através da realização de seu trabalho no dia-a-dia.
O segundo curta a ser exibido é o documentário “Mulheres de Barro”, de Edileuza Souza. Em meio aos relatos de suas histórias de amor, doze mulheres, Paneleiras e Congueiras de Goiabeiras Velhas-ES, confeccionam suas panelas de barro com a mesma força e destreza com que a vida moldou seus destinos e afetos. Apesar de uma vida sofrida essas mulheres conquistaram uma velhice tranquila retirando do barro e do congo a razão e o prazer de viver.
Após a exibição, haverá uma roda de conversa com a participação da presidenta da Associação de Paneleiras de Goiabeiras Berenice Correia, da professora Andréa Ramos e do diretor do filme 'Beatitude' Dell Freire.
A Mangueoteca é uma biblioteca comunitária que funciona na varanda da casa de Ester e Jimmy. Além da biblioteca, há em funcionamento um cursinho pré-vestibular e atividades culturais. 
O Cineclube Afoxé é um dos projetos contemplados no ano passado pelo Edital de Desenvolvimento e Manutenção do Cineclubismo da Secult. Promovido pelo Coletivo Afoxé, que reúne mulheres negras capixabas, o Cineclube Afoxé exibe, em diferentes espaços públicos ou culturais da região do centro de Vitória, filmes de diretoras ou que tratem das condições de vida das mulheres negras. As sessões ocorrem periodicamente, ao longo de 2018, em praças, escadarias e outros espaços públicos ou culturais, promovendo o debate acerca das temáticas presentes nos filmes e na realidade do Espírito Santo.

SERVIÇO
Data: 01/09/2018
Horário: 18 horas
Local: Mangueoteca - Rua Professora Ilma Anechinni Zumack, n32 - Maria Ortiz, Vitória – ES (próximo ao posto de saúde, varanda da casa de Ester e Jimmy).
Filmes: “Mulheres de Barro” e “Beatitude”

Nenhum comentário:

Postar um comentário