MEMÓRIAS DE FAMÍLIAS NEGRAS É TEMA DE SESSÃO CINECLUBISTA




No mês de julho o Cineclube Afoxé realizará uma sessão na Biblioteca Pública do Espírito Santo, na terça-feira, dia 03/07/2018, às 18:30 h. Serão exibidos dois curtas “Travessia”, de Safira Moreira, e “Dara”, de Renato Candido de Lima. Os dois curtas abordam de modo poético a memória de famílias negras.
A diáspora africana,  imigração forçada de homens e mulheres do continente africano para outras regiões do mundo, trouxe para o Brasil famílias inteiras que foram separadas quando as vidas de homens, mulheres e crianças negras eram comercializadas. Na condição de escravizados, a manutenção dos laços sanguíneos nunca era respeitada. As famílias negras brasileiras nascem dessa história marcada pela violência da separação e múltiplas formações possíveis sanguíneas ou não.
No documentário “Travessia”, a diretora Safira Moreira, parte da busca pela memória fotográfica das famílias negras e assume uma postura crítica e afirmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro. Já na ficção “Dara”, de Renato Candido de Lima, trata do reencontro de uma família do interior da Bahia na cidade de São Paulo, nos anos 60, pelo olhar de uma garota negra de 10 anos. Após a exibição dos filmes acontecerá uma roda de conversa com convidadas.

Sobre o Cineclube Afoxé
O Cineclube Afoxé é um dos projetos contemplados no ano passado pelo Edital de Desenvolvimento e Manutenção do Cineclubismo da Secult. Promovido pelo Coletivo Afoxé, que reúne mulheres negras capixabas, o Cineclube Afoxé exibe, em diferentes espaços públicos ou culturais da região do centro de Vitória, exibe filmes de diretoras ou que tratem das condições de vida das mulheres negras. As sessões ocorrem periodicamente, ao longo de 2018, em praças, escadarias e outros espaços públicos ou culturais, promovendo o debate acerca das temáticas presentes nos filmes e na realidade do Espírito Santo.

SERVIÇO
Data: 03/07/2018 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (Av. João Batista Parra, 165 - Enseada do Suá, Vitória – ES)
Filmes: “Travessia” e “Dara”

SOBRE OS FILMES
“Travessia”, de Safira Moreira
(Doc, 2017, 5 min)
Utilizando uma linguagem poética, Travessia parte da busca pela memória fotográfica das famílias negras e assume uma postura crítica e afirmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro. 

 “Dara”, de Renato Candido de Lima
(Ficção, 2017, 18 min)
Dara, uma garota negra de 10 anos, da região rural de Nova Soure – BA, ainda nos anos 60. Na véspera de migrar para São Paulo, Dara deseja montar um balancinho no cajueiro do sítio onde mora com os avós e seu irmãozinho. Seus pais já estão em São Paulo, é hora de a menina partir.

RODA DE CONVERSA
Carol Ornellas é mestra em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde hoje também cursa doutorado na mesma área, com estudos que relacionam a literatura contemporânea e a violência urbana no Brasil. Ainda na Ufes, compõe o Grupo de Pesquisadoras Negras Virginia Bicudo. É membra do Fórum de Mulheres do Espírito Santo e professora da rede pública estadual do ES.
Eliane Meire de Souza Araújo é Engenheira Ambiental, Pesquisadora em Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional no LabGest/UFES, em temas ligados, principalmente, ao aperfeiçoamento dos processos participativos na gestão da água. Atualmente, faz parte do Grupo de Mulheres Negras da pós-graduação Virginia Leone Bicudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário