Cinema, samba e cultura negra na estreia do Cineclube Afoxé

A quadra da escola de samba Unidos da Piedade recebe neste sábado, 7 de abril, às 18h, a sessão de estreia do Cineclube Afoxé, um dos projetos contemplados no ano passado pelo Edital de Desenvolvimento e Manutenção do Cineclubismo da Secult. Promovido pelo Coletivo Afoxé, que reúne mulheres negras capixabas, o Cineclube Afoxé vai exibir, ao longo de todo o ano, em diferentes espaços públicos ou culturais da região do centro de Vitória, filmes de diretoras negras ou que tratem das condições de vida das mulheres negras. As sessões acontecerão em encontros mensais, sempre no primeiro sábado de cada mês.
Na sessão de estreia, será exibido o documentário “Tia Ciata” (2016), de Mariana Campos e Raquel Beatriz, que aborda o protagonismo feminino negro a partir da história da baiana Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, uma mulher de grande importância para a história e a cultura brasileira e uma referência na construção da identidade nacional. O filme carioca tem direção e roteiro assinados por duas mulheres negras, e trata do mundo do samba e da resistência do povo negro.
Após a exibição, uma roda de conversa vai debater com a plateia temas suscitados pelo filme, reunindo três importantes nomes femininos da Unidos da Piedade: a diretora Rozi de Sá, a diretora da ala de tamborins Juliana Barcelos, a cantora Tereza Cristina (primeira mulher intérprete de samba da escola) e a representante da ala das baianas Maria da Gloria. A mediação será feita por Rita Sueli, do Coletivo Afoxé. A programação da noite vai contar ainda com roda de capoeira do grupo Besouro Mestre Terra e oficina de percussão com a bateria Ritmo Forte.



O CINECLUBE AFOXÉ

Cineclube itinerante, sua proposta é a ocupação dos territórios de paz para a exibição de filmes relacionados a questões das mulheres, sobretudo das mulheres negras. As sessões ocorrerão mensalmente, ao longo de 2018, sempre no primeiro sábado de cada mês, em praças, escadarias e outros espaços públicos ou culturais do Centro de Vitória, promovendo o debate acerca das temáticas presentes nos filmes e na realidade do Espírito Santo.



SERVIÇO

QUANDO? Sábado, 7 de abril, às 18h

ONDE? Quadra da Escola de Samba Unidos da Piedade (Praça Mário de Oliveira Filho)

PROGRAMAÇÃO:

18h – Roda de capoeira com o grupo Besouro Mestre Terra

18h30 – Exibição do filme “Tia Ciata” (Documentário, 2016, 26 minutos, RJ), de Mariana Campos e Raquel Beatriz

19h – Roda de conversa com Rozi de Sá (diretora da Unidos da Piedade), Juliana Barcelos (diretora da ala de tamborins da Unidos da Piedade), Tereza Cristina (cantora e primeira mulher intérprete de samba da Unidos da Piedade) e Maria da Gloria (da ala das baianas da Unidos da Piedade), e mediação de Rita Sueli (Coletivo Afoxé)

19h30 – Oficina de percussão com a bateria Ritmo Forte





Cartaz de divulgação usado na internet e impresso em papel tamanho

A3 e fixados em pontos comerciais no Centro de Vitória







Cartaz de divulgação em formato para capa de Facebook







Cartaz de divulgação em formato para capa de evento do Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário